...
 
  • Secom

Gestão Rosana Gomes alcança bons resultados em 8 meses de administração

A administração municipal de Senador Guiomard, comandada pela prefeita Rosana Gomes (PP) vem desde 1º de janeiro de 2021, trabalhando de forma incansável para transformar a vida do povo guiomarense para melhor, em todos os setores e serviços.


Nesses últimos 8 meses, a gestão municipal, avançou e muito, em diversas áreas. Na área de infraestrutura (rural), melhorias de ramais já são nítidas, só para se ter uma ideia, a malha da cidade é de pouco mais de 423km de ramais e 132km já foram recuperados só com recursos próprios da Prefeitura, a saber: Nabor Júnior, 32km, Catinga (Braço) N. Júnior 6km, Limeira 26.40km, Oco do Mundo 29km, Bonal 31 km, Eletrônico 7.60km. infraestrutura (urbana) promoveu o mutirão de limpeza beneficiando todos os bairros do município, promoveu inspeção e melhorias no lixão municipal e vem buscando recursos para operação tapa buraco das vias públicas, e garantiu um convênio com o Governo do Estado do Acre que garantirá a cobertura asfáltica de 2,5km de ruas.


Na área da cultura desporto e lazer, a prefeitura não mede esforços e apoia e valoriza o esporte, onde estabeleceu planos para retomada para a prática esportiva na cidade, e realizou o campeonato de futebol masculino que teve a participação de 12 clubes, realizou o torneio feminino com a participação de 8 times firmou convênio para doação de equipamentos de iluminação para o estádio Nabor Júnior, na cultura, apresentou também os novos instrutores da BASEMG, com aulas todas as quintas, sextas e sábados as 15h na escola Brigadeiro Eduardo Gomes e por fim, lançou o chamamento para o cadastro cultural municipal pela internet, afim de conhecer os fazedores de cultura, para lançar nos próximos dias editais para fomentar a cultura guiomarense.


Na área de assistência social, a administração municipal melhorou as condições de trabalho dos Conselheiros Tutelares ao entregar as novas instalações (Rua Manoel Julião), ativou o Conselho do Idoso que há 8 anos estava desativado, reforçando o compromisso com os direitos da pessoa idosa. entregou centenas de cestas básicas a população em situação de vulnerabilidade social no município, tendo inclusive o apoio do Governo do Estado, realizou a entrega de kits verdes para famílias guiomarenses, intensificou o acompanhamento de crianças e famílias em situação vulnerável, ampliou a oferta de serviços tanto para a zona rural quanto urbana e celebrou parceria com Estado, Senac para qualificar quase 100 jovens do município, em cursos profissionalizantes em diversas áreas, visando o primeiro emprego.


Na áreas de agricultura e produção familiar, a prefeita vem buscando parceria com o Ifac, Governo do Estado, Sepa, Grupos de Cooperativas, para levar mais assistência técnica ao produtor, investimentos, além de qualificação e também acesso a crédito rural, bem como, vem trabalhando na recuperação dos ramais, entregando equipamentos para ajudar os produtores na colheita e escoamento da produção, e também visitando sempre as Feiras e propriedades e dialogando com os agricultores e produtores, sempre com o o objetivo de fortalecer o homem do campo.


Na área de gestão e finanças, a prefeita realizou a contratação de novos servidores aprovados em processo seletivo da Educação, promoveu campanhas humanitárias para ajudar as vítimas e famílias atingidas pelas cheias dos rios no estado do Acre, divulgou o calendário de pagamento anual do exercício de 2021 (janeiro a dezembro) para os servidores, vem desinfetando os prédios municipais para evitar o contágio da covid-19, celebrou parceria com o Banco do Brasil para crédito consignado para os servidores, realizou o inventário do patrimônio público, investiu na qualificação de técnicos e servidores do município em parceria com a Associação dos Municípios do Acre (Amac) e realizou o planejamento do Plano Plurianual - PPA 2022-2025, em conjunto com a sociedade civil, entidades de classe e Câmara de Vereadores, e vem destravando problemas de anos anteriores, para liberar recursos de emendas parlamentares, para ampliar o investimento do município e contribuir na geração de emprego e renda, e melhorias diretas para a população guiomarense, e buscando novos recursos junto ao Governo Federal, Senadores e Deputados Federais e ao Governo do Estado do Acre. A gestão também implantou o portal de consulta aos convênios federais e outros, pelo portal da transparência do município, para que a população possa acompanhar o andamento das obras e projetos da cidade.


Na saúde o município guiomarense em 2021 foi considerado o que mais vacinou no Acre, contra a covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), demonstrando o compromisso da gestão com a vida e a busca pela qualidade de vida do povo guiomarense. Já realizou várias ações de saúde itinerante ofertando atendimentos com especialistas, dispensação de medicamentos entre outros, vem realizando as ações de saúde em obediência aos calendários nacionais e avançando na imunização contra a covid, inclusive, Senador Guiomard tem mais de 93% do percentual de curado. Nos últimos 120, também não há nenhum óbito registrado no município por contaminação ao novo coronavírus "covid-19".


Na educação a gestão vem qualificando todo o corpo docente e pedagógico, através de oficinas, palestras, rodas de conversas, reuniões de planejamento e outros, vacinou os professores e também vem aperfeiçoando os materiais - kit escolar para os estudantes da rede municipal de ensino. Além disto, vem entregando merenda escolar e kits de alimentação as famílias dos alunos matriculados, beneficiando as crianças e jovens, evitando a evasão escolar. A gestão também retomou os eventos festivos, seguindo os protocolos de segurança para alegria das crianças e família. Num esforço conjunto com o Governo do Estado, a prefeitura também vem levando educação a comunidades de difícil acesso e realizando a busca ativa, evitando crianças fora da escola, Houve também a realização de etapas da olímpia de língua portuguesa e atualmente a gestão trabalha no plano de retomada de aula presencial 100% e no calendário para avaliar o grau de aprendizagem dos alunos.


Em outras áreas, a gestão municipal celebrou termo de regularização fundiária com o governo do Estado (Iteracre) para beneficiar a cidade. Já entregou títulos de terra a moradores do bairro Naire Leite, retomou a coleta de lixo e ainda ampliou o sistema de coleta de lixo na comunidade, que acontecia uma vez por mês, agora acontece duas vezes por semana, no caso do Assentamento da Bonal e outras localidades. A prefeita também instituiu uma comissão para levantar a situação de todos os prédios públicos para que possam ser revitalizados na maior brevidade possível,


Segundo a prefeita quer alcançar resultados ainda melhores e irá intensificar as visitas ao setor produtivo, órgão federais e estaduais e demais entidades e afirmou "estamos trabalhando incansavelmente para melhorarmos a qualidade de vida do povo guiomarense, cuidar da saúde, educação, assistir as famílias em situação de vulnerabilidade, incentivar o esporte, cultura e lazer, melhorar as ruas da cidade e os ramais, e contribuir para que a produção do Quinari alcance a região norte e o Brasil, pois temos um potencial muito grande em diversos alimentos, logo, temos que trabalhar bastante, buscar parcerias com governo federal, estadual e também com todos os parlamentares e demais instituições públicas, e é isso que estamos fazendo" pontou Rosana Gomes.

0 comentário