• SECOM

Prefeito participou do lançamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa

Atualizado: 6 de Mai de 2019

O Chefe do Executivo Municipal de Senador Guiomard, Prefeito Gilson Pessoa, participou da solenidade de lançamento da Campanha de vacinação contra a febre Aftosa no rebanho de gado do estado do Acre, nesta sexta (26).

A solenidade realizada com uma vacinação simbólica na Fazenda Recreio contou com a presença de membros do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), além de diversas entidades parcerias e produtores do estado..

Representantes do governo do Estado, mais instituições parceiras e produtores lançaram campanha que será durante todo mês de maio (Foto: Marcos Vicentti/Secom)

O Acre é reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde Animal como zona livre de aftosa há quase 14 anos em virtude dos resultados exitosos de suas políticas de defesa e inspeção animal. Por isso, o estado foi escolhido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como um dos primeiros a receber a certificação de zona livre sem precisar mais de vacinação. A etapa de vacinação que será realizada durante todo o mês de maio será a penúltima, com apenas mais uma marcada para este ano.

Para o Prefeito Gilson, que marcou presença no evento, pela relevância do tema, afirmou

essa campanha tem um valor imensurável para qualidade dos produtos, e é de suma importância para a região, posto que o nosso município é um dos produtores de carne bovina e tem uma zona rural extensa, e muitos consumidores.

Valorização do mercado

Acre possui cerca de 3,3 milhões de cabeças de gado, um patrimônio pecuário avaliado em R$ 4 bilhões. O setor é o terceiro que mais movimenta economicamente o PIB do estado, com cerca de R$ 1 bilhão anualmente.

Em 1977 o país registrou 12 mil focos da doença, agora não há nenhum. Ainda assim, a zona livre sem vacinação se torna um desafio.

Entre as vantagens da retirada estão a redução de perdas na produção leiteira e de carne devido aos deslocamentos de rebanhos e de manejo. A certificação também facilita o acesso a mercados atraentes do circuito não aftósico e gera uma economia de R$ 800 milhões anuais somente na compra da vacina em todo o país.