• SECOM

Prefeitura e Secretaria de Saúde realizam Campanha contra Tuberculose em unidade de saúde

Atualizado: 4 de abr. de 2019

A campanha foi organizada para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado em 24 de março.

De acordo com a OMS foram registradas 23 mil mortes por tuberculose na região das Américas. Outro dado que chama atenção é que cerca de 50 mil pessoas a cada ano não são diagnosticadas e, portanto, deixam de receber tratamento, podendo contagiar outras pessoas.

As populações em maior risco de contrair a doença nas Américas são pessoas com HIV, em situação de rua, em privação de liberdade e habitantes de bairros em cidades com baixa renda.

Pela relevância do tema, não poderia ser diferente, a Prefeitura de Senador Guiomard, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou campanha de Combate à Tuberculose na Unidade de Saúde Maria do Socorro.

A equipe da SEMSA e da Unidade de Saúde promoveram palestras informativas orientando os participantes sobre os riscos e forma de transmissão da doença.

Em nome do Prefeito, a Secretária Juliana lembrou as ações essenciais realizada pela pasta de saúde e informou deu a boa noticia é que a tuberculose tem cura. O tratamento dura no mínimo seis meses, é de graça, e disponibilizado pelo SUS.

"a principal maneira de prevenir a tuberculose em crianças é com a vacina BCG, que é oferecida pelo SUS, o Sistema Único de Saúde, afirmou Juliana".

A Campanha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios com objetivo de diagnosticar e prevenir a tuberculose. O sintoma mais frequente da tuberculose pulmonar no adulto é a tosse. Além disso, é necessário ficar atento a febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. A doença muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada, o que causa a demora na procura por tratamento, agravando os casos.

O exame de escarro é a primeira etapa diagnóstica da doença e pode ser coletado nos serviços municipais do Sistema Único de Saúde (SUS), em qualquer época do ano, mesmo sem campanha específica para esse fim.

Saiba mais sobre a Tuberculose