• SECOM

Prefeitura e Secretaria de Saúde realizam Campanha contra Tuberculose em unidade de saúde

Atualizado: 4 de Abr de 2019

A campanha foi organizada para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado em 24 de março.


De acordo com a OMS foram registradas 23 mil mortes por tuberculose na região das Américas. Outro dado que chama atenção é que cerca de 50 mil pessoas a cada ano não são diagnosticadas e, portanto, deixam de receber tratamento, podendo contagiar outras pessoas.


As populações em maior risco de contrair a doença nas Américas são pessoas com HIV, em situação de rua, em privação de liberdade e habitantes de bairros em cidades com baixa renda.



Pela relevância do tema, não poderia ser diferente, a Prefeitura de Senador Guiomard, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou campanha de Combate à Tuberculose na Unidade de Saúde Maria do Socorro.


A equipe da SEMSA e da Unidade de Saúde promoveram palestras informativas orientando os participantes sobre os riscos e forma de transmissão da doença.


Em nome do Prefeito, a Secretária Juliana lembrou as ações essenciais realizada pela pasta de saúde e informou deu a boa noticia é que a tuberculose tem cura. O tratamento dura no mínimo seis meses, é de graça, e disponibilizado pelo SUS.

"a principal maneira de prevenir a tuberculose em crianças é com a vacina BCG, que é oferecida pelo SUS, o Sistema Único de Saúde, afirmou Juliana".

A Campanha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios com objetivo de diagnosticar e prevenir a tuberculose. O sintoma mais frequente da tuberculose pulmonar no adulto é a tosse. Além disso, é necessário ficar atento a febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. A doença muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada, o que causa a demora na procura por tratamento, agravando os casos.


O exame de escarro é a primeira etapa diagnóstica da doença e pode ser coletado nos serviços municipais do Sistema Único de Saúde (SUS), em qualquer época do ano, mesmo sem campanha específica para esse fim.

Saiba mais sobre a Tuberculose


O objetivo é alertar a população sobre os sintomas da doença e o tratamento gratuito oferecido pelo SUS.


O QUE É TUBERCULOSE?


É uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (as Membranas que envolvem o cérebro).


COMO SE PREVINE A TUBERCULOSE?


Evite ambientes fechados e mal ventilados, pois favorecem a transmissão da doença. A vacina BCG, obrigatória para menores de um ano, só protege as crianças contra as formas mais graves da doença. Adultos não são protegidos por essa vacina.


COMO SE TRATA A TUBERCULOSE?


Após o diagnóstico na unidade de saúde, o tratamento deve ser feito o quanto antes e por um período mínimo de seis meses, diariamente e sem nenhuma interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura por meio de exames.


COMO SE PEGA A TUBERCULOSE?


A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa. Ao espirrar, tossir ou falar, o doente com tuberculose nos pulmões espalha no ar bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas.


COMO SE SABE SE ALGUÉM ESTÁ COM TUBERCULOSE?


Se você está com tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito, pode ser tuberculose.


ONDE PROCURAR ATENDIMENTO?


Procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência.


NÃO ESQUEÇA


Tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, pode ser tuberculose.

A tuberculose tem cura, desde que tratada adequadamente e por um período mínimo de seis meses.

O tratamento NÃO deve ser abandonado, mesmo com o desaparecimento dos sintomas.

Compartilhar talheres, copos, toalhas ou banheiros Não transmite tuberculose. Beijos e abraços também não.


Se estiver tossindo a mais de 2 semanas, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

Bandeira do Município

Administração

- Equipe de Governo

- Endereços Ùteis

  • CRAS / CREAS

  • CAC / Tributos

  • Escolas Municipais

  • Unidades de Saúde

Publicações

- Licitações e Contratos

- Legislações

- Diário Oficial

- Notícias

Intranet - Email

Política de Privacidade

Portal da Transparência

Transparência (Ativa)

- Receitas e Despesas

- Perguntas Frequentes

- Glossário

Transparência (Passiva)

- Solicitar informação

- Acompanhar pedido

- Estatísticas

Calendários

- Feriados

- Pagamentos

Contato

Prefeitura de Senador Guiomard

CNPJ 04.077.251/0001-25

Av. Castelo Branco, 1520

CEP 69925-000

Senador Guiomard, Acre, Brasil

+55 68 99911 6129

Segunda a sexta, 07:00 as 13:00

  • Instagram PMSG
  • Facebook PMSG
  • YouTube PMSG