Prefeitura de Senador Guiomard inicia campanha 2019 do "Dia D de Combate a Gripe"

Atualizado: 6 de Mai de 2019

As Unidades de Saúde do Município de Senador Guiomard passaram o sábado (04), abertas para o dia D de combate a gripe, sendo amplamente visitadas pelas autoridades e os populares. Um plano de trabalho foi montado pela Secretária Municipal de Saúde Juliana Regina de Paula e os integrantes de sua equipe, visando atingir principalmente os grupos prioritários. Logo cedo o Prefeito Gilson da Funerária acompanhado do vereador Fabrício Lima visitaram os postos de saúde para se vacinarem e acompanharem os trabalhos.

Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos; grávidas em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Profissionais das forças de segurança e salvamento também passaram a fazer parte do público-alvo da campanha neste ano. Por meio de nota, o ministério informou que o grupo inclui policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, totalizando cerca de 900 mil pessoas. De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 30 de abril, 12,2 milhões de pessoas haviam sido imunizadas. O número representa 21% do total de grupos que devem receber a dose. O público com maior cobertura, até o momento, é o de puérperas, com 38,8%, seguido pelas gestantes (33,4%); indígenas (27,6%); crianças (26,4%); idosos (21,5%); trabalhadores de saúde (17,1%) e professores (14,2%). “Neste ano lançamos o movimento Vacina Brasil e não só para a vacina da gripe, mas como uma oportunidade para todos atualizarem as suas cadernetas de vacinação. Hoje foi dia D, um dia de grande mobilização e estamos fazendo um trabalho para aumentar os índices de vacinação no estado de São Paulo também”, disse hoje o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.