4° Conferência Nacional de Cultura

Durante toda essa semana, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, acontece a 4° Conferência Nacional de Cultura, com o tema Democracia e Direito à Cultura.

Mais de 3 mil representantes da sociedade civil e poder público estão reunidos discutindo políticas públicas.

Durante o evento, serão definidas orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas ações do setor. As propostas aprovadas durante o evento vão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que nortearão a pasta na próxima década.

Eudiran Carneiro, Presidente da Fundação Municipal de Cultura e Desporto participa do evento como observador. Segundo o presidente, os assuntos debatidos até agora, convergem com os ideais de prefeita Rosana Gomes, que desde que assumiu a gestão, não tem medido esforços para apoiar os eventos culturais no município. Carlos Costa, representa a sociedade civil, eleito na conferência estadual de cultura, compõe a delegação do Acre com o Presidente da FUNCAV.

Na abertura oficial, o governo federal assegurou investimentos no setor cultural em todos os estados da federação, citando a Lei Paulo Gustavo e Política Nacional Aldir Blanc.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, em sua fala, informou que os recursos da PNAB já estão nas contas de todas as prefeituras do país.