A Carteira do Autista é uma conquista da família, diz a prefeita Rosana Gomes

É uma vitória e tanto, conclui uma mãe de Autista ao receber a Carteira do filho. A conquista não é apenas simbólica, é um documento útil que vai facilitar a vida de toda a família.

O documento é válido em todo território nacional e garante prioridade nos serviços públicos e privados.

A secretária de Saúde Dayana Reis, destaca o empenho para a entrega das carteiras, que agora, é permanente. “ É sempre bom lembrar que o acesso ao documento foi liberado mediante a apresentação do laudo médico, sem esse documento é impossível aprovação, não depende de nós, é uma exigência nacional”, disse ela.

Para Neliene Rodrigues, mãe de uma criança com transtorno autista, o documento significa a identificação do filho. “ As crianças são julgadas pela imperatividade, pois os autistas têm comportamentos característicos e a carteira nesse momento, é importante”, disse.

De acordo com a secretaria municipal de saúde, todos os pedidos para confecção das carteiras que estavam acompanhados dos laudos foram atendidos.