Avaliação do SAEB aplicado nas escolas da rede municipal de Senador Guiomard

Entre os dias 21 a 25 de outubro do corrente ano, fora aplicado na rede municipal de ensino de Senador Guiomard, a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Durante essa importante semana no campo do Ensino, será possível ter um panorama sobre o nível de aprendizagem dos alunos da rede municipal.

Os assessores pedagógicos do município, fizeram o acompanhamento das aplicações do SAEB em todas as escolas municipais, prestando total apoio aos alunos, orientados pela Secretária de Educação, Prof. Adriana Rogéria.

Sobre o SAEB

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Realizado desde 1990, o Saeb passou por várias estruturações até chegar ao formato atual. A partir de 2019, a avaliação contempla também a educação infantil, ao lado do ensino fundamental e do ensino médio.

Fonte: com informações do INEP - http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb