Endemias vai à zona rural para combater malária. Diminuição no número de casos chega a 40%

A diminuição nos casos de malária do ano passado até agora não surpreendeu a prefeita Rosana Gomes, pois a equipe de Endemias do município tem acompanhado de perto os principais focos da doença.

Para atender a comunidade do centro de recuperação Rei Salomão, no quilômetro 75 da estrada de Boca do Acre, os profissionais de saúde de Senador Guiomard formaram parceria com a saúde do município de Porto Acre.

Além de instalação de cortinados com inseticida, a equipe fez coletas de lâminas, técnica mais utilizada para o diagnóstico laboratorial da malária.

A equipe também fez borrifação espacial intradomiciliar, método eficiente que ajuda a combater mosquitos transmissores da malária e outras doenças.

Desde que assumiu, a prefeita Rosana Gomes tem feito investimentos importantes na saúde, levando equipe com profissionais médicos e enfermeiros aos lugares mais distantes da cidade.

A ida dos profissionais as comunidades rurais tem facilitado o acesso das famílias aos serviços públicos de saúde.

A ação foi coordenada por Eleniza dos Santos.