Mobilização em prol da busca ativa escolar

Com o intuito de intensificar a estratégia de Busca Ativa Escolar, está sendo implementada uma ação conjunta entre Secretaria Municipal de Educação e escolas municipais de Senador Guiomard, nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2021.

O direito à educação de crianças, adolescentes e adultos deve ser prioridade a qualquer momento, mas requer ainda mais atenção em situação de crise e emergência, como este atual causado pela pandemia, acentuando a situação de vulnerabilidade de muitas famílias e, consequentemente, afastando os alunos das escolas.

Nesse sentido, essa ação visa localizar e reinserir esses educandos no âmbito escolar, buscando garantir que nenhum deles seja deixado para trás e sim, receba o apoio e incentivo necessário, porque criança fora da escola não pode.

A secretária Municipal de Educação elaborou um cronograma que começou a ser executado hoje, 19/10, com a equipe conjunta das escolas Alberto Zaire, Núbia Maria, Fenelon Manoel e da SEMED, passando em visita nos bairros adjacentes a essas escolas. Na quarta feira, 20/10, terá continuidade com as escolas Orlando Viana, Monteiro Lobato e Manoel Gonzaga e na quinta feira, 21/10 a ação será envolvendo as escolas Brigadeiro Eduardo Gomes, Lupicínio Alexandre Nunes e Carlos Alberto.

A Busca Ativa Escolar reúne forças de representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Conselho Tutelar, dentre outros, fortalecendo dessa forma, a rede de proteção. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de criança e adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola.