Prefeita Rosana Gomes parabeniza todos os ACS e AGE Guiomarenses neste dia especial

Homenagem é de reconhecimento e gratidão a todos e a todas que exercem esta importante função de zelar pela saúde das famílias guiomarenses.

A Prefeita Rosana Gomes e a Secretária Municipal de Saúde, Dayanni Reis, parabenizam e reconhecem o importante trabalho dos agentes de saúde comunitário e agentes comunitários de endemias.

A Prefeitura de Senador Guiomard, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), celebra e parabeniza nesta segunda-feira, 4 de outubro, todos os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias, neste Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e o Dia Nacional do Agente de Combate às Endemias (ACE).

Como principal objetivo, esses profissionais realizam ações de prevenção de doenças, promoção da saúde, vigilância, registro de casos e campanhas de combate a surtos epidêmicos, bem como são o elo na rede assistencial à saúde entre o usuário no domínio e a equipe de saúde. Além de ampliar o acesso da população às ações e aos serviços de saúde, informação sobre as endemias, promoção social e proteção da cidadania.

A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 11.585 em 2007. Segundo a Secretária de Saúde, Dayanni Reis, esses profissionais são fundamentais para o desenvolvimento de uma cidade melhor. “Os agentes de saúde estabelecem um vínculo direto com a população no sentido de promover a saúde e garantir qualidade de vida de todos” comentou.

Já a prefeita Rosana Gomes, o trabalho desses profissionais faz toda a diferença em Senador Guiomard. “O carinho, o respeito e a atenção às pessoas, principalmente, quando doentes e acamadas em suas casas, são importantes na cura de qualquer doença”, ressalta a gestora municipal, ao saudar e cumprimentar os ACE e ACS pelo seu dia.

“Diante da dedicação e empenho dos agentes de endemias no combate ao Aedes Aegypti e também no apoio na triagem de vacinação da Covid-19, hoje nosso município se encontra com baixo índice de casos de dengue, zika, chikungunya e coronavírus”, ressaltou.

A administração municipal preparou uma programação especial para os agentes comunitários, para esta segunda-feira, porém, por conta de problemas de instabilidade nas redes sociais (whatsaap, facebook e instagram), as atividades serão realizadas para homenageá-los no decorrer da semana.