Prefeitura inicia vacinação dos profissionais da saúde da linha de frente de combate à Covid-19

Os profissionais da área da saúde que estão atuando na linha de frente de combate à Covid-19, em Senador Guiomard, já começaram a ser vacinados. Nesta quinta-feira, dia 21, a emoção tomou conta da enfermeira Selna Paiva, a primeira a receber a dose do imunizante.

A profissional, que tem 25 anos de profissão, apresenta comorbidades, e teme ser contaminada durante o trabalho.

"Estou muito feliz, até emocionada, porque nós profissionais da saúde tínhamos muito medo de pegar o vírus e apresentar a forma grave da doença. É um alívio!", revela a servidora municipal.

Já a agente de saúde Regiane Oliveira, apesar de já ter pego a doença, conta que mesmo assim temia uma nova infecção.

"Eu peguei trabalhando na barreira sanitária, e foram dias de muito temor. Essa vacina vai me dar a tranquilidade de seguir fazendo o meu trabalho, agora com menos medo, ainda que a gente tenha que continuar tomando todos os cuidados", comentou.

Seguindo os critérios estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), Senador Guiomard recebeu 89 doses da vacina para imunizar, primeiramente, os profissionais da saúde.

"Neste primeiro momento estamos priorizando quem está em contato direto com o paciente, na linha de frente, atuando nas unidades de saúde. Vamos obedecer a programação do Ministério da Saúde, e trabalhar conforme o envio das doses", explicou a secretária municipal de Saúde, Dayane Reis.

Das doses recebidas pelo município, 37 delas foram destinadas aos funcionários da rede estadual de saúde, que trabalham no Hospital Ary Rodrigues. "É, sem dúvidas, um momento único. Tivemos uma baixa muito grande de profissionais aqui no hospital, por estes serem do grupo de risco. Além disso, enfrentamos momentos muito difíceis por conta da pandemia, vendo pessoas em estado grave, e outras que até morreram em decorrência da Covid", lembra o diretor da unidade hospitalar, Igor Gomes.

A prefeita Rosana Gomes agradeceu e parabenizou os profissionais da saúde que estão se arriscando, diariamente, para ajudar o serviço de saúde do município a combater e enfrentar o covid-19.

"2020 foi um ano muito difícil para vocês que estavam na linha de frente. Por isso, parabenizo a todos pelo esforço, pela luta, e acredito que 2021 será um ano diferente, um ano de vitória para todos nós", destacou.