Reunião com IPHAN

Em reunião com IPHAN, Fundação Estadual de Cultura e gestores públicos da prefeitura trataram sobre novos caminhos da Capoeira em Senador Guiomard.

O Plano de Salvaguarda da Capoeira no Acre é uma ação de valorização, reconhecimento e suas influências no dia a dia da sociedade.

O evento teve participação de mestres e contramestres da capoeira, que contaram suas lutas, dificuldades e desafios na década de 80, quando os primeiros adeptos da arte chegaram ao Quinari.

Thaisa Yamauie, do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Acre, fez um breve relato sobre a luta para que a arte se torne patrimônio imaterial do estado.

Eudiran Carneiro, presidente da Fundação de Cultura de Senador Guiomard, por meio do departamento de fomento à cultura e patrimônio histórico e cultural do município, se comprometeu a acompanhar todas as diretrizes de valorização dos grupos que atuam na cidade. “Os editais da Lei Paulo Gustavo vão contemplar todos os fazedores de cultura do quinari”, disse Eudiran.

Para o contramestre Zagarra, que faz trabalhos sociais no Quinari, a busca por parcerias e apoio ainda é um grande desafio. “Quanto mais pessoas fazendo capoeira, menor é o impacto da violência na vida das pessoas”, disse ele.